10 dicas para começar a escola nova com pé direito

Imagem

 Para maioria dos alunos, as aulas começam nessa segunda-feira dia quatro… Inclusive as minhas. Estou super ansiosa, porque é meu ultimo ano, e acreditem se quiser: Eu vou morrer de saudade do colégio. Mas não é sobre isso que eu vim falar hoje, e sim sobre um problema que ocorre sempre no começo do ano letivo: Medo da escola nova. É super normal, e até para quem estuda sempre no mesmo colégio bate um friozinho na barriga em rever todo o pessoal, em ficar na sala das amigas, ou se vai chegar algum lindo-maravilhoso-estiloso-desconhecido no colégio. Introduções a parte, vou dar dicas que funcionaram comigo. Posso dizer que sou a pessoa que mais mudou de escola… Já mudei de cidade uma vez, e acho demais a experiência de estar em uma escola nova, ter professores novos, colegas novos e fazer amizades. Então, vamos ao que interessa: 10 DICAS PARA COMEÇAR A ESCOLA NOVA COM O PÉ DIREITO.

1- Uma dica válida antes de começar as aulas é curtir no facebook a página da sua escola, ou encontrar um grupo de estudantes do ano que você vai entrar. Para ver o clima, se familiarizar com as pessoas.

2- Durma mais cedo, e acorde uma hora mais cedo que o costume. Tome um banho demorado, arrume o cabelo com calma, e faça a maquiagem sem pressa. Coloque sua musica favorita e entre em um bom astral… E cante junto. Já ouviu dizer que quem canta seus males espanta? É verdade. E fazendo tudo com calma, você não vai ficar afobada com horário, ou seus pais gritando que já está na hora.

3- Não tente usar algum brinco, pulseira, anel, colar, headband que não te faça sentir bem. Vá com algo que você ame, e que expresse seu jeito de ser. Acho fundamental esse item, porque ficar inseguro com a escola, e ainda com algo que está usando não rola meeeesmo!

4- A primeira impressão é a que conta… Que tal a sua de ser sorridente? Comece no portão a escola a sorrir… Não só com os lábios, mas também com os olhos e com toda a linguagem corporal. Sei que a sensação de passar por panelinhas é agoniante, mas se mostre confiante e feliz por estar em um ambiente novo. Funciona!

5- Sempre gostei de mudar de escola, por não ter fama nenhuma. Sempre conversei muito, então todo professor que já conhecia meu histórico andava com um pé atrás comigo, então aproveite para mudar alguns hábitos que você detestava e que as pessoas já conheciam.

6- Simpatia sempre! Não só no começo do ano, como em todo ele. Não force a barra ao puxar papo, mas quando sentar na sua cadeira, dê um bom dia aos vizinhos. Se a pessoa retribuir educadamente a conversa, conte que é nova, de onde veio. Pergunte a quanto tempo ela estuda no colégio, quem são os professores legais, que horas é o recreio… Seja sempre receptiva e mostre-se interessada no que ela disser. Tenho uma dica muito bobinha, mas carregue um chiclete com você e ofereça para quem estiver conversando. Provavelmente ela vai aceitar, assim como quem estiver do lado.

7- Dependendo do professor, eles pedem uma pequena apresentação de quem é você, de onde veio… Então, pense um pouco o melhor jeito de expressar sua personalidade, e não ficar paralisado na hora pensando o que falar.

8- Na aula não converse muito, e preste muita atenção quando o professor se apresentar, e já repare no jeito de dar aula, e nas normas de convivência em sala. Levar bronca por conversar ou não prestar atenção na aula no primeiro dia não rola né?!

9- A parte que mais dá medo em qualquer pessoa é o recreio, certo? Ver todos lanchando com companhia e você sozinho pode dar um frio na barriga, mas relaxe. Caso a conversa tenha engatado com o vizinho, na saída pergunte aonde é cantina, e se ele pode mostra-la. Fale que vai lanchar sozinho, e se ele não pode te fazer companhia. Caso não tenha tido papo ou tenha vergonha de fazer o pedido, tenho mais duas opções: Provavelmente você não vai ser o único aluno novo da sala, então convide o novato para passar o recreio com você, ou vá sozinho .Acho que se você quiser tomar um tempo no recreio, fique na fila nem que seja para comprar um suco… Sentar-se sozinho no primeiro dia de aula é supernormal, então desencane e curta um pouco a experiência. Se a escola permitir leve seu iPod e viaje na sua playlist favorita.

10- Na saída da escola, de tchau para quem você conversou, e diga que foi um prazer conhece-lo. São um daqueles pequenos gestos que fazem toda a diferença. Caso a conversa tenha engatado mesmo, rola seguir no twitter, ou adicionar no facebook.

Depois me conta como foi seu primeiro dia de aula, combinado? Quero saber se as minhas dicas deram certo!

Publicado por Alice

Pudera eu me descrever impecavelmente.. Usar palavras que encantassem pela estruturação perfeita… Pela forma suave…E ao mesmo tempo poderosa…Pelo português impecável…Pelos conjuntos de adjetivos que se entrelaçam entre si de uma maneira harmoniosa…Pelos sarcasmos indispensáveis nas horas surpreendentes…pela retração da realidade com olhos excêntricos… Mas não! Prefiro que eu seja descobertas nas entrelinhas, em uma musica, em uma piada, em uma crítica, foto e ate quem sabe um vídeo… Sem pré-conceitos lidos em um about. Que cada parte que eu exponha aqui seja a porta de entrada para realidade (distorcida, fantasiada, equacionada, vivida) da minha mente. Que essa tal descoberta seja feitas pelas bordas, pelos detalhes que fazem qualquer pessoa diferente, com seus jeitos, mania, sua personalidade. Mas simplificando, talvez um adjetivo possa expressar o que provavelmente você vai achar: Confusa.

117 comentários em “10 dicas para começar a escola nova com pé direito

  1. Eu to com medo, porque eu estava na mesma escola a 8 anos, era tipo um grupinho sabe? So que começou a dar bullying então mudei, mas eu sou bem timida nao sei como vai ser! OBS: na antiga escola nao entrou ninguem nesses 8 anos por isso nao sei se sou boa de fazer amigos

  2. Oi Alice,ano que vem vou para o 1¤ ano do ensino médio,mas estou meio com medo,ano passado me mudei para outra cidade,só que tinham 2 primas minhas q estudavam lá,então foi mais fácil,e agora vou ter que me mudar denovo,só q não conheço ninguem da nova escola q vou estudar,e tenho medo de sofrer bullyng,pois tenho 14 anos e sou muito magrinha,e tímida. Mais eu amei suas dicas,já até anotei,e vou praticar todas elas,muito obrigada! Bjos!!
    – jaine.

    1. Oi Jaine, tudo bem? Um aspecto físico não define quem você é, não se prenda a eles! Mudanças ás vezes assustam mas podem ser muito boas. Fiz novos e bons amigos no ensino médio e alguns estão comigo até hoje! O ensino médio foi uma boa mudança porque os professores não te tratam mais como criança, rola mais liberdade na escola e você amadurece bastante.
      Estarei torcendo para que se adapte e conheça muita gente legal.
      Beijos e boa sorte! :)

  3. Então, eu estudo na mesma escola há 13 anos , rsrsrs pois e muito tempo e acabo de concluir o fundamental, vou para o 1 ano médio e queria que você desse alguma dica de desfarçar nervosismo pois eu estou meio sla, pensando o que vão achar de mim. Apesar de que ja conheço algumas pessoas da nova escola mais sou mais amigo de garotas e sou garoto, não sou gay, ate namorar eu namoro so que o que acho que falta é um pouco mais de confiança.. como trabalhar issso?
    me deseje boa sorte ok…
    gostei da dica da playlist 👍👏

    1. Primeiramente desculpa pela demora ao te responder Nalbert!
      Então, sei que já aconteceu o primeiro dia de aula faaaz tempo mas disfarçar o nervosismo não tem uma solução mágica. O que me ajuda é respirar, fazer tudo com calma, imaginar a situação antes dela acontecer e sorrir bastante. Tenta ouvir uma musica também!
      Se tiver mais perguntas e quiser falar comigo, estou as ordens!
      boa sorte <3
      E ah, que bom que gostou da playlist!

  4. Oi!! Bom, meu nome é Sophia e tenho 10 anos, estudo em uma escola a 8 anos! (só vai até o 5 ano e vou pro 6 esse ano) Nunca mudei de escola e dia 30 eu vou estudar em outra escola, tô muito nervosa, mas suas dicas são ótimas e tenho certeza que ão me ajudar!!

  5. me mudei de cidade então sou novata de tudo sei lá, ta tudo diferente dexei minha escola que eu tinha estudado durante 7 anos e depois iria fazer o médio em outra mas mesmo assim seria legal por que tinha minhas amizades e tal, mas nessa cidade que estou ta muito chato algumas meninas que falam comigo tem outras amigas e eu sempre fico me sentindo excluida. …

Deixe sua opinião :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: